NOTÍCIAS

19-SET-2023

Semana Nacional de Trânsito convoca estudantes a buscar cultura de segurança, refletir sobre limites e respeitar as leis

Com diversas ações educativas e de fiscalização, a Semana Nacional de Trânsito ocorre de 18 a 25 de setembro.

#trânsito POR ASCOM 19 DE SETEMBRO DE 2023

Trizidela do Vale, assim como várias cidades pelo país, deu início à Semana Nacional de Trânsito. Promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, a Semana ocorre de 18 a 25 de setembro e consiste em ações para promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. Tais orientações foram abordadas com estudantes trizidelenses no Colégio Frei Germano de Cedrate.

O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) definiu para o ano de 2023 é "No trânsito, escolha a vida!". Na ação voltada para a escola, espera-se que os estudantes possam levar a mensagem aos pais sobre os cuidados ao sair pela cidade e os limites impostos na idade deles. "Nesse momento que nós vivemos, que muitos adolescentes estão conduzidos veículos, e tem muitos condutores infringindo a lei, que tomem cuidado. Que [pais] não entreguem motocicletas aos filhos, pois a responsabilidade são de vocês, pais. Tomem cuidado porque de acordo com a lei quem vai responder são vocês.

E eu peço que respeitem os agentes de trânsito, porque essas pessoas estão pra proteger a sociedade", destaca Charles Rener, coordenador de Educação para o Trânsito.

Esta ação que chega na escola tem também como objetivo educar jovens estudantes para que cresçam buscando uma cultura de segurança e respeitando as leis de trânsito. "Estamos aqui mais uma vez para fazer esse trabalho de conscientização, falar aqui da importância que é essa Semana na questão de preservar a vida das pessoas que trafegam no nosso trânsito. Então, estamos trazendo essa mensagem para que possamos ter um trânsito mais sadio e que possamos, de fato, prevenir para que os índices de acidentes e mortes no trânsito sejam reduzidos por inteiro", explica o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Alan Roberto.

Para o professor Joseilson Lima, do Colégio Frei Germano de Cedrate, promover a ação na escola foi uma decisão acertada do Departamento Municipal de Trânsito, uma vez que muitos acidentes envolvem adolescentes.

"Não poderia escolher um melhor lugar do que uma escola para transmitir toda essa mensagem. Essa importância de se prevenir muitos acidentes. Essa iniciativa é essencial para informar nossos alunos adolescentes. Muitos acidentes ocorrem, principalmente, com os adolescentes. Então, trazer a mensagem para os adolescentes de Trizidela do Vale é importante para que eles possam multiplicar essa ideia e acima de tudo possam colocar em prática e entender que o trânsito precisa ter segurança", ressalta.

A garotada entendeu bem a lição que será bem lembrada, agora, nas ruas. "Muitíssimo importante, todos nossos pais já falam este aviso, mas é bom uma palestrinha aqui na escola para reforçar esse aviso, dar conselhos, mostrar o que eles mostraram. É bom pra gente", pontua o estudante Matheus Allefy.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 1 dia(s)

Cultura apoia roda de capoeira em celebração que reuniu mestres e amantes desta arte em Trizidela do Vale

“A gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social”, afirma secretário Chagas Melo.

#Esporte Há 2 dia(s)

4º Encontro de Lameiros de Trizidela do Vale atrai motociclistas para esta aventura única

Participantes de cidades vizinhas também compareceram ao evento.

#Juventude Há 2 dia(s)

Secretaria da Juventude orienta estudantes trizidelenses sobre oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho

“Nosso objetivo é fazer o Plantão de Oportunidades em todas as escolas do município”, afirma o secretário Júnior Oliveira.

#DefesaCivil Há 3 dia(s)

Defesa Civil de Trizidela do Vale segue monitorando o volume do Rio Mearim

O órgão, que trabalha em parceria com a Prefeitura, também avalia a situação nas regiões ribeirinhas do município.

#Educação Há 5 dia(s)

Trizidela do Vale ocupa posição de destaque no ranking nacional do Índice de Fluência Leitora 2023

“Parabenizo todos os profissionais da educação por essa conquista. Nossa gestão, investe de forma considerável da educação do município”, afirma Deibson Balé.

#Juventude Há 6 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale entrega camisetas a alunos do projeto Capoeira Renascer do Amanhã

Foram doadas mais de sessenta camisetas em benefício ao projeto voltado a crianças e adolescentes.

#Educação Há 9 dia(s)

Seminário discute educação especial e inclusiva para autistas e crianças com deficiência em Trizidela do Vale

“Estamos incansáveis nessa luta buscando dar dignidade e melhorar o nível dessas crianças, que elas também têm o direito de aprender”, destaca a secretária Sônia Abreu.

#Saúde Há 10 dia(s)

Prefeitura de Trizidela do Vale garante atendimento domiciliar a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção

Equipe multiprofissional é formada por médicos e enfermeiros.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito