11-AGO-2023

Agosto Lilás, mês do combate a violência contra a mulher

Secretaria Municipal da Mulher, Casa da Mulher e Patrulha Maria da Penha unem forças para combater a violência contra as mulheres em Trizidela do Vale

#Mulher POR ASCOM 11 DE AGOSTO DE 2023

A Casa da Mulher Trizidelense abriu suas portas, nesta sexta-feira (11), para autoridades e imprensa em um evento, que teve o objetivo de divulgar o trabalho de toda uma rede de combate à violência contra a mulher em Trizidela do Vale. A ação consiste em uma iniciativa do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica, e contou com a participação da Secretaria da Mulher de Trizidela do Vale e da Patrulha Maria da Penha.

O evento chamou atenção para as ações preventivas, de repressão à violência e de acolhimento às mulheres vítimas de agressão praticada pelo companheiro. Com uma estruturada rede de apoio e atenção à mulher, o município ampara e devolve a vida digna às trizidelenses vítimas de agressão.

"Nós já fazemos esse trabalho há bastante tempo, desde quando ainda éramos um departamento. Hoje, graças à sensibilidade do gestor, nós temos uma Secretaria, a Casa da Mulher Trizidelense, com um efetivo maior ainda. Então, para nós é de grande satisfação poder receber a imprensa que é o maior comunicador dos nossos trabalhos, das nossas ações. O objetivo é fazer um chamamento a essas mulheres e a esses homens que ainda insistem em agredir mulheres, para que eles se orientem, para que eles tenham a consciência que não há necessidade disso. Eu acredito que o homem também é um ser que nós precisamos, mas não entendo por quê um homem agride uma mulher", explanou a secretária da Mulher, Dina Selma.

Neste sentido, a advogada da Casa da Mulher Trizidelense, Ivone Silva, comenta que existe toda uma rede de apoio que trabalha pelo rompimento do ciclo de violência em que vivem as vítimas. "Essas mulheres chegam aqui e são acolhidas. A gente escuta e a encaminha para o psicólogo se ela tiver necessidade, acompanhamento jurídico ou então para os meios legais, como a medida protetiva. Vamos estar dando todo o respaldo e segurança para que aquela mulher possa romper aquele ciclo de violência", explica.

O evento também demonstrou a importância de divulgar mais informações sobre as aptidões de órgãos que atuam com políticas de atenção à mulher. "Às vezes a gente só ouve falar e não sabe exatamente a função da Casa, de estar acolhendo as mulheres, sendo que temos uma equipe multifuncional, temos cursos profissionalizantes", disse a blogueira Mayane Mendes.

A Patrulha Maria da Penha insere-se nesta rede de luta com o papel de resguardar a vida da mulher. Em parceria com a Casa da Mulher,a guarnição une forças para combater a agressão sofrida pelas vítimas e devolver a elas a tranquilidade de uma vida sem medo e sem sofrimento. "A mulher tem medo, a mulher tem vergonha de denunciar. A gente, como policial da Patrulha Maria da Penha, faz um atendimento humanizado para que ela posse a confiar e nos ver como um porto seguro. O homem agressor, nós conduzimos à delegacia, mas, para a mulher, nós procuramos dar uma confiança. Então nosso papel é trazer a mulher de volta à sociedade", comentou a soldado Tais da Patrulha Maria da Penha.

"A parceria da secretária Dina com o nosso gestor foi crucial para haver toda uma estruturação. E há um trabalho preventivo muito importante desenvolvido pela Secretaria para que a violência diminua", destacou o vice-prefeito de Trizidela do Vale, Gustavo Brandão, ressaltando os esforços conjuntos no combate à violência contra a mulher no município.