17-AGO-2023

Secretaria da Mulher convoca homens servidores para conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher

O objetivo do ‘Conversa com os Homens Servidores Municipais' foi ampliar e disseminar informações sobre prevenção e combate à agressão contra a mulher.

#Mulher POR ASCOM 17 DE AGOSTO DE 2023

Em mais uma importante ação da campanha Agosto Lilás, a Secretaria Municipal da Mulher de Trizidela do Vale realizou, nesta quinta-feira (17), o evento "Conversa com os Homens Servidores do Município", na Câmara Municipal, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o respeito às mulheres e combate à violência contra elas. A ação vem mostrar ao homem trizidelense que existe uma forte rede de apoio a mulher na cidade, da qual ele pode participar e somar.

"Mais uma vez reunidos com outra parte dos servidores do município, a parte masculina, para falar sobre a violência contra a mulher, como forma de orientação e conscientização, trazendo esse homem a entender que ele deve cuidar, respeitar e amar as mulheres", destaca a secretaria da Mulher de Trizidela do Vale, Dina Selma. A conversa reuniu os homens de todos os setores da gestão municipal e trouxe à tona o contexto da violência contra a mulher, com orientação para que o público masculino saiba que pode contribuir nesta rede de enfrentamento à agressão contra elas.

O secretário de Planejamento, Charles Bedor, demostra a preocupação agora em angariar recursos para dar prosseguimento nas políticas voltadas para as mulheres. "É um trabalho muito forte de política das mulheres que o prefeito vem fazendo. O que estamos fazendo agora? Indo atrás de recursos fora. Conversamos com a secretária [Dina Selma], que já foi a Brasília, foi no Estado e, quanto a isso, a Prefeitura está fazendo toda a contrapartida possível", afirma.

"É muito importante a questão do Agosto Lilás, não somente em agosto mas durante todo o ano. Essa temática dentro do município tem uma grande importância. A gestão municipal está preservando a vida das nossas mulheres e ao mesmo tempo prevenindo que a agressão contra as mulheres não é legal. Que isso também possa trazer nos homens o sentimento de que essa violência vai ser reduzida, mas, se for cometida, teremos medidas em conjunto com o Judiciário e a Segurança para prevenir e punir", ressalta o diretor do Departamento de Trânsito Municipal (Detran), Alan Roberto.

Durante o mês de agosto, a pasta promoverá mais palestras para frisar que a mulher merece e deve ser amada e respeitada, como ressalta a advogada da Casa da Mulher Trizidelense, Ivone Silva. "Hoje nós tivemos um público de servidores com esse objetivo de conscientizá-los para que não venha acontecer nenhuma violência no âmbito familiar e também que eles possam disseminar essa informação, essa prevenção para que outros homens não cometam violência. E assim a gente vai diminuindo os índices de violência no nosso município", comenta.

A força policial também se fez presente para destacar o trabalho da Patrulha Maria da Penha na cidade. "A gente trabalha a conscientização tanto de homens quanto mulheres, já pensando em um amanhã que não teremos mulheres que aceitem passivamente a situação de violência doméstica, assim como preventivamente atuando e não construirmos homens em potencial agressivo", defende a cabo Altiva.