16-JAN-2024

Conselheiros tutelares eleitos tomam posse em Trizidela do Vale

Cerimônia foi marcado por presença de autoridades que deram as boas-vindas aos novos membros do Conselho Tutelar.

#eleiçoesdoconselho POR JOSÉ RIBAMAR 16 DE JANEIRO DE 2024

Os conselheiros tutelares eleitos em Trizidela do Vale tomaram posse, nesta quarta-feira (10), durante cerimônia. O secretário de Planejamento e Relações Institucionais, Charles Bedor, defendeu a importância do Conselho Tutelar e a colaboração da atual gestão municipal para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

"Viemos trazer o recado do prefeito, que é de parceria, solidariedade e apoio a esse grande e importante Conselho que trata da população menor e da população vulnerável. Estamos trazendo apoio e já tratamos de todas as situações, de salário, pagamento de décimo, de férias, conquistaram um veículo novo, então a Prefeitura está dando todo o suporte necessários para que eles façam um excelente trabalho", afirma o secretário Charles Bedor.

Rose Silva, secretária de Assistência Social de Trizidela do Vale, comenta o árduo trabalho desenvolvimento por um conjunto de profissionais de vários setores. "É motivo de grande satisfação estar aqui nesse momento. Lamentamos não ter um colega aqui que está doente, mas a gente roga a Deus para que restaure a saúde dele. Trabalhar no Conselho Tutelar é muito difícil, pois você trabalha com vidas. Vidas essas que tiveram seus direitos violados. Então, é muito difícil, mas eu acredito que uma rede toda funcionando, as coisas acontecem", ressalta.

Ana Santana Menezes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lembra de toda a jornada que antecede este momento. "O sentimento é de gratidão por toda a colaboração do município, na pessoa do nosso gestor Deibson Balé. Desde o mês de abril de 2023 iniciamos o processo de escolha de nossos conselheiros tutelares, tivemos várias fases, e hoje estamos na fase de diplomação, nomeação e posse desses conselheiros eleitos titulares e suplentes. O CMDCA enquanto órgão que elaborou e planejou todo o processo de escolha se sente potente no município e grato pela autonomia de poder exercer todas as legislações vigentes", destaca.

"Quero parabenizar todos os conselheiros eleitos. A vida é esta, de desafio. Tem uns novatos. É uma profissão que tem que ter muito manejo, muito cuidado, porque vai trabalhar com a família, jovem, adolescente. É muito complicado, mas a vida é esta. Desejei uma boa gestão a eles, a Câmara está de portas abertas, e torcer para que dê tudo certo", acrescenta o vereador Francisco Corró, presidente da Câmara Municipal de Trizidela do Vale.

A conselheira tutelar reeleita, Elisete Oliveira, reforça que a missão consiste a garantia dos direitos fundamentais da população infantil mais vulnerável. "Apesar de ser pela terceira vez, esse momento é único e importante. Peço muita sabedoria a Deus para que continue fazendo um trabalho que já venho ao longo de oito anos. Junto com nossos companheiros vamos fazer muito mais por nossas crianças e adolescentes. A população não tem muito conhecimento porque os casos são sigilosos. É um trabalho árduo e passa a ser gratificante a gente ajudar nossas crianças e adolescentes quando sabemos que seus direitos são violados", finaliza.

Conheça os conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2024-2027:

Arysson Nava

Laís Figueiredo