15-FEV-2024

Secretarias municipais se unem em campanha educativa durante o Carnaval em Trizidela do Vale

O objetivo foi alcançar o maior número de pessoas, combater o assédio e lembrar sobre a importância do uso do preservativo.

#Saúde POR JOSÉ RIBAMAR 15 DE FEVEREIRO DE 2024

A Secretaria de Saúde de Trizidela do Vale em parceria com as Secretarias de Juventude e Segurança do município se uniram mais uma vez para garantir um carnaval mais consciente. Uma campanha de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis, respeito às mulheres e combate a gravidez na adolescência marcou o período carnavalesco.

O objetivo foi alcançar o maior número de pessoas e lembrá-las da importância do sexo seguro com o uso de preservativos.

Além das secretarias, a Guarda de Trânsito, a Patrulha Maria da Penha e o Conselho da Mulher de Trizidela do Vale fizeram parte desta parceria. As equipes alinharam as temáticas e se uniram para que a campanha fosse ainda mais abrangente.

"Fazendo essa campanha de prevenção e cuidados. Campanha do Não é não! Você que vai brincar, vai se divertir, vamos respeitar. Uma fantasia não quer dizer que você tem o direito de tocar na mulher. Mulher, respeite também os nossos homens! Essa é a mensagem para que todo mundo brinque com alegria", afirmou Dina Selma, secretária da Mulher de Trizidela do Vale.

Os jovens foram o público-alvo da campanha que também destacou a importância de respeitar as regras de trânsito. "É um trabalho de consciencialização, de prevenção. Esse período do Carnaval é delicado. A gente busca sempre com nossas secretarias conscientizar a nossa juventude para que possam brincar com segurança em todos os sentidos. Se for beber, não dirigir. Preservar a sua vida e a das pessoas que vão brincar o Carnaval", explicou Júnior Oliveira, secretário de Trizidela do Vale de Juventude.

"Mais um ano promovendo saúde, uma promoção de qualidade durante esse Carnaval, fazendo informação para a população, trazendo um alerta. O período carnavalesco deixa a população muito suscetível e, nós, enquanto Saúde, estamos aqui para trazer orientações contra a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativos, e nós temos muitas equipes disponibilizando esses preservativos", complementa a secretária de Saúde de Trizidela do Vale, Fabiana Meireles

Assédio, infrações, desrespeito e violações de direitos não tiveram passagem durante as festas. "Mais uma ação dentro da temática do Carnaval. Estamos aqui realizando essa ação de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), prevenção à aids, prevenção também à gravidez na adolescência. Nesse período os adolescentes ficam mais vulneráveis. Estamos realizando esse trabalho de prevenção e de conscientização", ressaltou a coordenadora da Atenção Básica, Arlene Freitas.