23-ABR-2024

#Educação POR JOSÉ RIBAMAR 23 DE ABRIL DE 2024

O município de Trizidela do Vale, no Maranhão, é destaque no cenário nacional da educação ao entrar no ranking dos 50 melhores municípios no Índice de Fluência Leitora (IFL) de 2023. A seleção, que considera municípios com mais de 100 crianças avaliadas do 2º ano do ensino fundamental, ressaltou o trabalho excepcional da gestão educacional local.

O Índice de Fluência Leitora alcançado pelos estudantes trizidelenses mostra o quanto conseguem ler com com velocidade, entonação, de forma que possam compreender o que leem. A gestão educacional de Trizidela do Vale demonstra, mais uma vez, o excepcional trabalho ao investir na alfabetização.

"É uma grande felicidade receber essa notícia. Antes de tudo, parabenizo todos os profissionais da educação por essa conquista. Nossa gestão, investe de forma considerável da educação do município. Foram muitas reformas nos prédios da unidades escolares, aquisição de mobiliários e equipamentos de construção de um Centro de Educação Infantil. Além disso, investimos continuamente na formação dos nossos profissionais", destaca o prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé.

"Nosso município de Trizidela do Vale cresceu muito nesse índice no último ano. Porque nossa última médica tínhamos 3% dos nossos estudantes considerados fluentes e agora em 2023 a gente estava com49% e no final do ano elevamos ainda mais para 58% de crianças fluentes. É apenas 12% dos nossos estudantes estavam num nível pro-leitor. No cenário nacional, nós ficamos entre os 50 municípios que mais cresceram. Nosso índice de fluência é 7.9", detalha a secretária municipal de Educação, Sônia Abreu.

"Não é muito fácil trabalhar a educação, mas, mesmo assim, com a equipe boa, a gente tem conseguido desenvolver. A gente ainda tem muita dificuldade. Muitas comunidades vulneráveis que a gente não consegue os mesmos resultados que a gente consegue em comunidades centrais. Mas estamos lutando porque só através da educação que vamos conseguir o desenvolvimento do nosso município. Trabalhamos com o foco no nosso estudante é que eles venham cada vez mais aprender. Tenho certeza que esses alunos com bons resultados, posteriormente não vão nos dar trabalho nos anos subsequentes. A educação é assim, a gente planta uma sementinha mas ele demora para brotar", complementa Sônia Abreu.