27-ABR-2024

#Cultura POR JOSÉ RIBAMAR 27 DE ABRIL DE 2024

A Secretaria de Cultura de Trizidela do Vale promoveu um evento em conjunto com a Capoeira Renascer do Amanhã, no município para valorizar a modalidade, garantir espaço de expressão cultural e estimular a participação dos jovens. Na oportunidade, mestres de Timon, São Luís e até do Estado Piauí foram convidados.

O público capoeirista celebrou com muita alegria a iniciativa da Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. "O Brasil abraçou e através da capoeira a gente vem tirando tantos jovens da marginalidade, é inclusão social. Estamos aqui trazendo mestres da capital para dar essa palestra hoje. A gente só tem a agradecer porque a cultura é isso. Capoeira é o gingado, é inclusão social", destaca Chagas Melo, secretário municipal de Cultura.

Quem está à frente do projeto Capoeira Renascer do Amanhã é o Contra Mestre Gato, que comemora o momento de destaque para o grupo que vem se fortalecendo no espaço cultural. "É uma emoção muito grande por estar realizando esse mega evento: primeira ‘berimbalada' de capoeira e também o nosso batizado. Quero agradecer a Secretaria de Cultura por ter promovido esse apoio. É uma luta. Foi muito corrido. Ainda tem muito mais novidades para vocês", declara.

"A importância é muito grande, graças ao bom Deus e à Prefeitura de Trizidela do Vale estamos aqui realizando esse grande evento. Também agradecer a Secretária da Cultura. Mando um abraço a todos os capoeiristas de São Luís e região aqui do nosso município", complementa Anne Karina coordenadora Felina da Capoeira Renascer do Amanhã.

Há um longo tempo levando conhecimento da capoeira para as novas gerações, Antônio Alberto Carvalho revela a emoção de participar deste projeto. "Nosso trabalho tem responsabilidade com jovens, crianças e adolescentes. Fui convidado para vir aqui prestigiar. Os adolescente hoje não querem ouvir nem os pais. A gente vai procurando educar lentamente e amanhã ele é uma pessoa que vai ajudar a família dele. Nós fazemos um trabalho para nossa mente e nosso corpo", ressalta.